Quadro Semanal: Os Animes que fizeram história no Brasil #1 Yu-Yu Hakusho

by - 07:45

 

Autor: Ivan_Artory
 
  Essa será uma matéria diferente na qual irei abordar e comentar animes que fizeram sucesso no Brasil, animes que muitos guardam com carinho em suas memórias e corações, e que hoje infelizmente já não passam mais TV aberta, mas que ainda podemos acompanhar Online ou em alguns canais pago como a PlayTV, porém com algumas poucas exceções.

  O Brasil foi muito privilegiado nas décadas de 80/90 e 2000 com uma série de Animações advindas do Japão, várias delas adaptadas de versões americanas dos animes. Essas animações são repletas de nostalgias para quem assim como eu já passou dos 20 anos, mas tem muitos jovens que não tiveram contato com esse rico acervo em português, normalmente a maioria das pessoas opta por legendado pelo fato de estarem acostumadas com o Japonês (é, eu também sou assim), porém esses animes tinham uma qualidade de dublagem impecável que hoje não existe mais.

  O quadro será divido em partes semanais, irei falar dos animes um por semana até que a minha lista se complete e espero que essa matéria seja informativa para aqueles que nunca ouviram falar sobre esses animes e queiram entender um pouco dessa rica cultura que nos foi passada naquela época, mas também que sirva para aqueles que como eu, ainda se emocionam quando escutam por exemplo a música "Brave Heart" de Digimon Aventure.
 
Agora chega de enrolação e vamos para o primeiro Anime dessa lista:

Obs: Não irei priorizar nenhuma linha temporal**

  Bom quando fui pensar a respeito do primeiro Anime dessa lista, foi realmente muito difícil escolher pelo fato de que os dois animes que me vieram em mente são sem dúvida os meus favoritos. Bom, mas como só posso falar um por vez (era essa a regra!) então vamos lá:

#1 Yu-Yu Hakusho
 

 Resumo:

"O Anime conta a história de Yusuke Urameshi um jovem com estilo meio "Bad Boy" que ao salvar um garoto que estava jogando bola de ser atropelado e ele acaba morrendo no seu lugar, como o seu ato de bravura foi inesperado até pelo Mundo Espiritual, ele ganha a chance de voltar a viver após realizar um teste de ressurreição, após isso ele começa a sua jornada como detetive espiritual ao lado de Botan uma shinigame que ajuda ele nas missões e com uma pequena ajuda também de seu amigo e eterno rival kuwabara (...)"

  Decidi colocar Yu Yu Hakusho como o primeiro anime dessa lista pelo fato de que a dublagem desta animação foi uma das melhores dublagens de animações já feitas no Brasil. A questão da adaptação das gírias e dos jargões da época a nossa língua foi simplesmente única naquela época, nenhum outro anime tinha tantas características como teve o Yu Yu Hakusho, até hoje ainda posso lembrar das falas do Sr Koenma dizendo "Rapadura é doce mais não é mole não", esses tipos de jargões atualmente são evitados por demarcar épocas as produções sendo de certa forma ruim. Me lembro bem de uma entrevista que o dublador do Seiya deu em um evento que eu estava, e ele falou justamente a respeito disso, de quando a dublagem marca o projeto uma determinada época e de fato marcou só que para mim positivamente no caso do Yu Yu Hakusho.  

Agora vamos falar um pouco do Yu Yu Hakusho no Brasil:

  O anime foi produzido pelo estudio "Pierrot" a mesmo estúdio que produziu animes como "Naruto" e "Bleach". O Anime foi ao Ar de 1992 a 1995 (no Japão). No Brasil o anime foi exibido pela Rede Manchete a partir de 1997 e ficou em sua grade de programação até o fechamento da emissora em 1999. A Bandeirantes, Ulbra Tv, Play Tv, Tv Diario, NGT e Cartoon Network também exibiram a série durante a década passada.

  O mangá do Yu Yu Hakusho foi serializado de 1990 a 1994 (No Japão) com um total de 19 volumes. (O manga do Yu Yu Hakusho no Brasil é licenciado pela JBC e encontra-se disponível para compra). Além da dublagem outro fator que marcou para mim esse anime, foi sem dúvida as letras e as músicas adaptadas, me lembro perfeitamente da letra como se ela tocasse na minha mente....

“O corre corre da cidade grande, tanta gente passa estou só... "
"O vento sopra pelo campo e traz uma lembrança sua estou só..."
"Já nem sei dizer, qual desses lugares, me dói mais…"

Para encerrar essa primeira parte, deixo para vocês o vídeo da Opening desse anime, espero profundamente que vocês tenham gostado. Eu poderia ter falado mais coisas e ter comentado a respeito de cada personagem, mas acredito que a curiosidade e sempre a melhor amiga de quem gosta de animes. 

 Para aqueles que nunca viram Yu Yu Hakusho deixo nas suas mãos a chance de conhecer e divulgar essa obra prima, e para aqueles que assim como eu já viram deixo essa nostalgia em forma de canção!


 

Curta nossa página no Facebook, o próximo anime da lista sai dia 18/01, não percam!!!

You May Also Like

2 comentários

  1. Legal esse quadro. Mesmo sendo com coisas básicas dos anime da pra sentir a boa vontade e o trabalho bem feito

    ResponderExcluir
  2. Agradeço as palavras de incentivo, obrigado pelo comentário sobre o post.

    ResponderExcluir